O gênero de ação surgiu nos anos 80, a era do excesso que oferecia tudo maior, de explosões a armas. A maioria dos filmes de ação era dominada por homens, com mulheres ocupando papéis de donzelas em perigo, embora muito ocasionalmente ajudassem o protagonista masculino a salvar o dia.
As mulheres raramente tiveram a oportunidade de carregar todo o filme de ação, e Ellen Ripley, de Sigourney Weaver, foi a exceção, não a regra. Mas nos anos 90 e início dos anos 2000, as mulheres não apenas estrelavam seus próprios filmes de ação, mas também lideravam suas próprias franquias. Com as séries Resident Evil com Milla Jovovich e Anjos da Noite com a Kate Beckinsale apresentando cada uma mais de 05 filmes, há muitas provas de que, quando se trata de ação, o gênero não tem sentido, desde que os filmes sejam divertidos.
Com o recente lançamento de The Woman King e a Viúva Negra finalmente conseguindo seu próprio filme, parece que mais protagonistas femininas estão liderando filmes de ação a cada ano. Esses filmes podem acontecer após um apocalipse, em um passado distante ou em um futuro próximo, mas onde quer que haja batalhas épicas, sequências de luta coreografadas e explosões dramáticas, essas mulheres estão na frente ou ao centro.
Confira agora a lista.
Exterminador 2: Julgamento Final (1991)
Linda Hamilton como Sara Connor |
Quando ela se transformou de uma garçonete aterrorizada, mas tenaz, em uma estrela de ação musculosa e armada, Sarah Connor se tornou uma das heroínas de ação mais icônicas de todos os tempos. Terminator 2: Judgment Day ( Dia do Julgamento ) viu o personagem se manter ao lado do poderoso T-1000 (o papel que o fisiculturista Arnold Schwarzenegger tornou famoso em O Exterminador do Futuro, de 1984) e impedir o apocalipse cibernético.
A atriz Linda Hamilton passou por um regime de treinamento exaustivo para colocá-la no auge da forma de luta, um feito que impressionou até o próprio Schwarzenegger. Ela finalmente recebeu o maior faturamento em Exterminador: Destino Sombrio por reprisar seu famoso papel, provando que Sarah Connor é imparável em qualquer idade.
Resident Evil (2002)
Milla como Alice na franquia RE |
O público não pode discutir filmes de ação sem mencionar a personagem que carregou o gênero vigilantemente em seus ombros por duas décadas, a Alice da franquia Resident Evil. Milla Jovovich, conhecida por chutar a bunda extraterrestre em O Quinto Elemento, mudou-se para zumbis no início dos anos 2000 e deu uma das melhores atuações em uma adaptação de filme de videogame.
A cada filme subsequente, Alice, a agente secreta ativada para derrubar a Umbrella Corporation, lutou para impedir lentamente a propagação do temido T-Virus. Quando ela não conseguiu parar sua infestação, ela mudou para o modo de sobrevivência e lutou incansavelmente contra as hordas de mortos-vivos até Resident Evil: Capítulo Final.
Apesar dos gamers dizerem que a franquia não foi fiel ao jogo, os cinéfilos garantem que RE é uma das melhores franquias de filmes de zumbis já feito. E até ao momento nenhum outro filme ou série baseado no jogo de Resident Evil agradou o público alvo melhor do que essa franquia.
Matrix (1999)
Carrie-Anne como Trinity |
Em 1999, um filme revolucionário chamado Matrix explodiu nos cinemas de todos os lugares, mudando para sempre o panorama dos filmes de ação com suas impressionantes sequências de ação e efeitos especiais inovadores. Embora grande parte do foco estivesse no protagonista Senhor Anderson (aposto que você leu com a voz do vilão) de Keanu Reeves e na guerra que ele travou contra as máquinas pela salvação da humanidade, ele nunca teria realizado tanto quanto "O Escolhido" sem a Trinity.
O filme começou com a atriz Carrie-Anne Moss, a Trinity e seu chute de escorpião, preparando o cenário para algumas das cenas de luta mais excepcionalmente coreografadas de todos os tempos. Trinity era uma guerreira bonita e mortal para a humanidade, que fez do kung fu e macacões de vinil preto sinônimos de verdadeiro entretenimento de filme de ação.
Tomb Raider (2001)
Angelina Jolie como Lara Croft |
O filme de 2001 Lara Croft: Tomb Raider viu Angelina Jolie fazer seu nome no gênero de ação, assumindo o papel da elegante arqueóloga Lara Croft da popular série de videogames Tomb Raider. Ela seguiria o sucesso do blockbuster com Lara Croft: Tomb Raider - The Cradle of Life.
A Croft, de Jolie era descarada e destemida, confortável com todo tipo de armamento, em aventuras em qualquer parte do mundo. Embora a franquia tenha sido reiniciada posteriormente com Alicia Vikander no papel-título, e Tomb Raider está indo em uma direção diferente, o carisma e o senso de humor de Jolie tornaram o papel o mais memorável.
Anjos da Noite (2003)
Não poderíamos falar da Alice de Resident Evil sem falar da Selene. Na época eu dizia que a Selene vence a Alice de porrada, agora que estou crescido fiquei indeciso. E você, quem vai vencer?
Havia várias franquias de ação lideradas por mulheres aparecendo no início dos anos 2000, mas poucas delas tinham a estética elegante e sexy de Underworld ou Submundo na versão de Portugal. Concentrando-se em uma guerra antiga entre vampiros e lobisomens, os guerreiros de ambos os clãs usavam couro colado ao corpo, botas altas e longos espanadores.
Kate Beckinsale estabeleceu-se como uma força a ser reconhecida como a impiedosamente eficiente Death Dealer Selene, uma das caçadoras de Lycans mais renomadas do Submundo. Jurada para defender sua raça de vampiros a todo custo, seu amor pelo humano Michael é a única coisa que penetra em seu coração frio. Beckinsale continuou a estrelar a franquia Underworld por seis filmes.
Mulher Maravilha (2017)
Gal Gadot como Mulher Maravilha |
No que diz respeito aos filmes de super-heróis, as contribuições femininas não se saíram muito bem nas últimas décadas. Anteriormente, filmes como Elektra e Catwoman eram sobrecarregados por sequências de ação pouco atraentes e narrativas sem inspiração, até uma enxurrada de exemplos impressionantes como Capitã Marvel e Mulher Maravilha.
Mulher-Maravilha, que viu a estreia no cinema da famosa amazona interpretada por Gal Gadot, não só tinha um enredo convincente e um elenco forte, mas também algumas das sequências de ação mais impressionantes de qualquer filme de super-herói até hoje. Foi seguido por Mulher Maravilha: 1984 com Gadot mais uma vez no papel titular, exibindo compaixão, carisma e coragem.
Njinga, A Rainha de Angola (2013)
Lesliana como Rainha Njinga |
O filme angolano não poderia ficar por fora da nossa lista de filmes com mulheres fortes e bravas. Estrelado pela Lesliana Pereira como Njinga, o filme segue conta a história de luta da rainha dos reinos do Ndongo (ou Ngola) e de Matamba, que durante quatro décadas lutou para poupar seu povo ao destino cruel da escravatura pelos europeus no século XVI. Corajosa e decidida, ela era filha do rei Kilwanji e irmã de Mbandi.
Baseado em uma história real, a Nzinga Mbandi ou simplesmente Njinga, foi uma mulher que durante quatro décadas, representou a resistência do Ndongo e permitiu atenuar os projetos portugueses na região, por meio de táticas de guerrilha e espionagem, dirigindo operações militares, mas também por meio da diplomacia, uma vez que era exímia negociadora. Isso faz dela uma mulher inspiradora.
Kill Bill Vol. (2003)
Uma Thurman como a Noiva |
Embora muitos filmes de Quentin Tarantino sejam conhecidos por suas sequências de ação dinâmicas e diálogos rápidos, sua série Kill Bill é uma das mais atraentes graças ao foco em A Noiva. Como uma mulher empenhada em buscar vingança por ter sido rejeitada e deixada para morrer por seu amante, Uma Thurman trouxe um temperamento frio para o personagem tão frio quanto sua katana de aço.
A busca da Noiva, por vingança leva a algumas das cenas de ação mais visualmente impressionantes do gênero e permaneceu uma referência de filmes nos anos seguintes. Muitas das representações de assassinas endurecidas em filmes como, de Red Sparrow até ao filme Black Widow, devem crédito ao desempenho icônico de Thurman.
Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
Charlize Theron como Furiosa |
Embora Mad Max: Fury Road tenha se concentrado no personagem titular, originalmente interpretado por Mel Gibson na clássica franquia Mad Max dos anos 80, nem mesmo Tom Hardy conseguiu desviar a atenção da Furiosa de Charlize Theron no filme. Como Imperador no exército de Immortan Joe, ela era uma capitã de guerra que ajudou suas "Cinco Noivas" a escapar e tentou dar-lhes uma vida melhor.
Roubada de sua casa em Green Place ainda jovem, Furiosa foi trazida para a Cidadela originalmente para ser uma das esposas de Joe, mas sendo estéril ela foi dada a um de seus Imperators. Ela foi ensinada a montar um War Rig e, quando seu mentor morreu, ela se tornou a única mulher no exército de Joe. Uma guerreira e motorista excepcional, ela se tornou uma aliada inestimável de Max ao longo do filme.
Aliens (1986)
Weaver em Aliens |
O desempenho excepcional de Sigourney Weaver como tenente Ellen Ripley em toda a franquia Alien abriu o caminho para o surgimento de dezenas de heroínas de ação, embora nem todas capturem sua resiliência, coragem e bravura. Altruísta até o fim, Ripley enfrentou repetidamente o horror mais terrível da galáxia conhecida para proteger a humanidade, apesar das decisões idiotas daqueles ao seu redor.
Enquanto Alien, mostrou que ela era uma sobrevivente capaz, não foi até Aliens que ela realmente se tornou uma força imparável e consolidou seu lugar como um dos maiores heróis de ficção científica de todos os tempos e protagonistas mais icônicos de qualquer filme de ação.
Viúva Negra (2021)
Scarlett como Viúva Negra |
Depois de aparecer pela primeira vez na franquia Homem de Ferro e mais tarde nos filmes Capitão América e Vingadores, os fãs se perguntaram quando finalmente veriam Natasha Romanoff fazer seu próprio filme independente. A Viúva Negra chegou mais de uma década depois, mas provou que a superespiã e assassina não havia perdido nada de sua vantagem.
Concentrando-se em seu passado no programa Viúva Negra, uma iniciativa brutal de treinamento de espionagem que pegou meninas e as transformou em assassinas de elite, o filme a encontrou lutando com questões de identidade e também com capangas soviéticos. Tornar-se a assassina perfeita a forçou a se isolar de todos que amava, e seu maior trunfo se tornou a força para crescer além de sua programação.
A Mulher Rei (2022)
Viola Davis em The Woman King |
Embora ela não fosse uma pessoa real, a Agojie (uma coorte feroz de guerreiras) que o General Nanisca lidera em The Woman King existiu durante o século XIX. Interpretada com formidável intensidade por Viola Davis, Nanisca pega jovens que não desejam se tornar esposas e mães e coloca uma espada em suas mãos, dando-lhes a chance de uma vida diferente enquanto protegem seu rei.
A habilidade de luta de Nanisca é superior e ela repele muitos dos ataques contra o Reino do Daomé, inclusive de comerciantes europeus que desejam vender seu povo à servidão. Nanisca não é apenas uma guerreira valente e brutal, mas suas irmãs de armas são igualmente cruéis contra seus inimigos enquanto protegem umas às outras no campo de batalha e em casa.
Jogos Vorazes (2012)
Jennifer como Katniss |
A principal protagonista de Jogos Vorazes, uma série de filmes baseados nos livros extremamente populares de Suzanne Collins, Katniss Everdeen é apenas uma jovem adolescente quando se voluntaria para competir nos Jogos Vorazes, o torneio anual de combate que garantirá sua casa no Distrito 12 recebe nutrição adequada.
Leal e determinada, Katniss sustenta sua família em tenra idade e aguça sua habilidade com um arco, eventualmente se tornando um símbolo contra a tirania para seu distrito e outros. À medida que a franquia de filmes continuava, ela desafiou a própria fundação dos Jogos Vorazes com sua vitória. Este foi um papel de destaque para Jennifer Lawrence e com um papel tão fisicamente e emocionalmente exigente, não é difícil perceber o porquê.
Atomic Blonde (2017)
Theron em Atomic Blonde |
Como a espiã de elite que já emergiu do MI6, Lorraine Broughton pode sobreviver a qualquer coisa que as forças inimigas possam lançar contra ela, tendo sucesso em missões impossíveis onde outros falharam. Em Atomic Blonde, o Muro de Berlim está caindo, e é seu trabalho perseguir um anel de espionagem mortal.
Charlize Theron prova mais uma vez que ela é uma mestra em sequências de luta coreografadas e traz um nível de brutalidade elegante para seus papéis. Os fãs chamaram este filme de contraparte feminina de John Wick, com suas belas e longas cenas de ação e ausência de edições rápidas para baratear seu fluxo.
Conclusão
Então, gostou da lista? Essa é apenas a ponta do Ice Berg de filmes com mulheres fortes, ou simplesmente f*das na expressão brasileira. Faltaram muitos personagens como a Cypher de Velozes e Furiosos 8, Hermione de Harry Potter, e isso sem falar das séries como Castle da Kete Beckett.
Todos os filmes citados na lista podem ser vistos na HBO, Netflix ou mesmo na Amazon Prime Video e Tellas ( para Filme Angolano). Vele lembrar que essa lista pode ser atualizada se haver uma personagem novo em um filme futuro.