Avatar: The Way of Water introduziu o mistério da ascendência da Kiri e agora, uma nova teoria explica a identidade de seu pai e seu impacto no Avatar 3 e além. Além dos filhos biológicos de Jake e Neytiri em Avatar 2, a franquia apresentou Spider e Kiri, este último interpretado por Sigourney Weaver.
Créditos: Disney Studios Motion Pictures |
A sequência confirmou que a personagem Avatar original, da atriz Weaver, Dra. Grace Augustine, era a mãe de Kiri; mas isso apenas levantou questões sobre a identidade de seu pai e a própria identidade de Kiri. Embora existam várias teorias sobre quem pode ser o pai de Kiri, há evidências sugerindo que Eywa é o outro pai de Kiri.
Isso não apenas explicaria as habilidades de Kiri que foram exibidas várias vezes ao longo de Avatar: Way of Water, mas também apoiaria uma das cenas finais do Avatar original. No filme de 2009, os Na'vi tentam usar a Árvore das Almas para transferir o corpo moribundo de Grace para seu avatar.
Embora esse esforço aparentemente falhe e se acredite que ela tenha morrido, na verdade, sua alma pode ter sido transferida para a Árvore das Almas e agora está com Eywa. Avatar 2 apoia ainda mais esta possibilidade quando Kiri se conecta à Árvore Espiritual e vê Grace, indicando que ela está dentro de Eywa.
Nesse caso, Kiri poderia ser uma forma de Grace reencarnando ou Ewya produzindo uma nova vida, que pode ser como avatar de Grace deu à luz, embora ela estivesse aparentemente morta.
Novamente, ao longo de Avatar: The Way of Water, Kiri é visivelmente diferente de seus irmãos, tem sentimentos que não consegue explicar e se conecta com a natureza mais facilmente do que aqueles ao seu redor, como quando ela segue o "caminho da água" com facilidade e usa criaturas subaquáticas a seu favor. Se ela é filha de Eywa, só faz sentido que essas qualidades e habilidades sejam inerentes.
E, ao mesmo tempo, também explica seu ataque ao tentar se conectar com a Árvore Espiritual. Uma reação adversa ao se conectar com Eywa faz sentido se Eywa já fizer parte dela.
Os roteiristas de Avatar: O Caminho da Água, Rick Jaffa e Amanda Silver, admitiram que intencionalmente "estabeleceram essas questões" sobre Kiri e queriam que o público "pensasse nessas coisas":
“Nós montamos essas questões. Queremos que as pessoas falem e pensem sobre essas coisas.”
_
Portanto, está praticamente confirmado que a identidade e a ascendência de Kiri não serão apenas revisitadas, mas desempenharão um papel significativo no Avatar 3. James Cameron já confirmou que os próximos filmes de Avatar visitarão outros biomas, tribos e culturas, incluindo o “Povo Ash”, que pode ser hostil.
Se Kiri for filha de Eywa, então ela pode ser fundamental para preencher a lacuna entre sua família e esta nova tribo. Além disso, agora que seus talentos e influência em relação à flora e à fauna foram introduzidos, é provável que sejam explorados e expandidos.
Potencialmente, Avatar 3 poderia mostrá-la elevando suas habilidades em se unir a criaturas como os Tulkun e as banshees, e qualquer que seja a criatura principal do próximo filme.
Em última análise, a conexão biológica de Kiri com Eywa pode atingir os dois objetivos principais da franquia. Por um lado, ela pode ser a chave para unir as tribos e a vida selvagem de Pandora para resistir aos invasores humanos e à RDA, além de ilustrar a mensagem subjacente de vida, natureza e conexão de James Cameron.
Avatar e Avatar: O Caminho da Água estão sendo transmitidos agora no Disney +; Atualmente, espera-se que Avatar 3 seja lançado em 19 de dezembro de 2025.