O teatro do Duque de York condenou o racismo contra Francesca Amewudah-Rivers, que estrelará Romeu e Julieta ao lado de Tom Holland.
No início da semana, vários meios de comunicação e usuários da Internet relataram erroneamente que Tom Holland estrelaria um novo filme de Romeu e Julieta ao lado da atriz Francesca Amewudah-Rivers.
No entanto, embora tenha sido esclarecido que na verdade foi encenado no bairro West End de Londres, as redes foram inundadas com críticas racistas a Francesca Amewudah-Rivers, que interpreta Julieta Capuleto.
Por esse motivo, o teatro The Duke of York, onde a peça será encenada, compartilhou um comunicado condenando os comentários racistas em relação a Amewudah-Rivers. Há poucos dias uma nova adaptação de Romeu e Julieta gerou grande polêmica nas redes sociais. E quando foi noticiado que o ator Tom Holland interpretaria o protagonista da obra escrita por William Shakespeare, usuários recorreram aos meios digitais para criticar sua co-estrela, Francesca Amewudah-Rivers, por ser uma atriz de ascendência africana que assume o papel de Julieta.
É por isso que, em resposta, o teatro onde a peça será apresentada, no West End de Londres, partilhou uma nova declaração condenando os comentários racistas feitos contra a sua atriz principal.
Trabalhamos com um grupo de artistas extraordinários e insistimos que lhes seja permitido criar arte livremente, sem enfrentar abusos online. Continuaremos a apoiar e proteger todas as pessoas da nossa empresa, custe o que custar. E nenhum abuso será tolerado.”
Teatro Duque de York.
_
No comunicado, o teatro refere ainda que a indústria teatral “rejeita todos os assédios e insultos” à atriz e ao resto do seu elenco, salientando que Romeu e Julieta e a sua equipa “é um espaço cheio de alegria, compaixão e generosidade”.
concluiu o comunicado.
A reação racista contra Amewudah-Rivers em Romeu e Julieta é apenas um dos vários casos em que usuários vão na Internet criticam estrelas racializadas por participarem de séries, filmes e peças de teatro.
Porém, especificamente o meio teatral é um dos espaços de entretenimento que está constantemente aberto a estrelas de diversas origens étnicas e raciais, evitando limitar seus personagens às suas características físicas; embora a atenção mediática que a mais recente produção da peça recebeu tenha colocado Romeu e Julieta e os seus atores no centro da controvérsia.
Os usuários das redes sociais insistiram que escalar Amewudah-Rivers como Julieta foi um “erro histórico” quando a história se passou na Itália. Porém, em termos estritos de escolha do elenco e da história, as primeiras encenações da tragédia nem sequer apresentavam atrizes em papéis femininos, mas sim atores caracterizados como mulheres.
Por outro lado, os usuários apontaram que Julieta “não atendeu à descrição do livro”, o que também é um erro, já que Romeu e Julieta não é baseado em um romance, mas sim em um roteiro teatral que não possui descrições físicas dos personagens e que é composto inteiramente de diálogos e ações.